Revista Aprender Nº 26

ÍNDICE

Editorial

Entrevista

Continuidade Educativa nas 1 as Etapas da Educação Básica (Educação de Infância e 1º Ciclo)

Entrevista de Amélia Marchão

Tema Central: Educação Básica – as Primeiras Etapas

Dos primeiros anos à entrada para a escola – Transições e continuidades nas fundações emocionais da maturidade escolar

Gabriela Portugal

Ser professore do 1º ano: que continuidade com a Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva da continuidade educativa

Maria Isabel Lopes da Silva

Educação Pré-escolar/1º Ciclo do Ensino Básico - uma perspectica de continuidade educativa

Maria Graciete Monge

Da formação de educadores e professores aos processos de construção e gestão do currículo nas 1as etapas da educação básica (Educação Pré-escolar, 1º Ciclo)

Amélia de Jesus Marchão

Entre o Jardim de Infância e a escola: encontros e desencontros...

Amélia João Cardona

Aprender a escrever e trabalho do sujeito

De fio a pavio na construção da razão gráfica

Luísa Álvares Pereira

Neste número destacamos…

Transição do Pré-Escolar para o Ensino Básico

Maria Emília Monteiro Nabuco

Experiência de Formação e Inovação

Um percurso rumo a uma Oficina de Marionetas em Santo Aleixo

Ana Isabel Silva, Ana Pintão, Cristina Morgado, Jesus Bochechas e Mónica Durão

Formar para agir em continuidade. Uma experiência de formação na ESE de Portalegre

Ana Maria Garcia, Carmen Pilré, Maria Beatriz Barreiros e Maria da Conceição Bagina

Literatura para a Infância

Literatura para a Infância e Identidade Cultural num Projeto Europeu – um breve esclarecimento

Isabel Vila Maior

Literatura para a Infância e Identidade Cultural num Projeto Europeu – o projeto em Portalegre

Odete Galrão Santana

Escola e Família

Envolvimento Parental na Escola: Relato de uma experiência

José Castro Silva e Eva Martins

Desenvolvimento Curricular

Reorganização Curricular do Ensino Básico (RCEB)

Luís Pargana e Maria José Mandeiro

Educação Intercultural

Programa de Educação Intercultural na Escola

Ernesto Candeias Martins

Ciências na Natureza e Formação de Professores

O debate atual em torno da influência das ciências da natureza no mundo ocidental e suas implicações na formação de professores – Parte I

Francisco Cid

Formação em Turismo

O Ensino Superior Público em Turismo em Portugal

Eva Milheiro

Notas de Leitura